‘Eu não fazia ideia de que estava tendo um ataque cardíaco’: Para mulheres, os sinais em geral não são claros

Enfermeira aposentada especializada em cuidados cardíacos não reconheceu seus próprios sintomas. Nem os paramédicos que a atenderam. É um problema que pode ter consequências fatais

por Robin Oliveira
2019-02-15

Em um dia ensolarado em Bellevue, Washington, em junho de 2011, eu tinha acabado de terminar uma aula de ginástica quando experimentei uma sensação bizarra de fadiga muscular intensa e de corpo inteiro. Comecei a suar de maneira arrepiante. Meu braço superior esquerdo latejava, uma dor profunda junto ao osso. Eu estava respirando em um ritmo rápido demais. Tive náusea. Era como se um punho estivesse pressionando meu peito em direção à minha espinha. Sou enfermeira aposentada especializada em cuidados cardíacos. Eu tinha 56 anos de idade, uma entusiasta do exercício, não-fumante. E, no entanto, não fazia ideia de que estava tendo um ataque cardíaco.

Não senti nada como eu imaginava. Acontece que é difícil reconhecer um ataque cardíaco quando isso acontece. O que eu não entendi até muito mais tarde foi que um depósito de placa havia se rompido em minha artéria coronária direita e causado a formação de um coágulo, privando meu coração — e cérebro — de oxigênio. Eu sabia que algo estava errado, mas não o que, e era difícil pensar com clareza. Foi sério? Parecia estranho. Eu deveria ter pedido ajuda, mas em vez disso fui para a garagem.

Lá meus sintomas diminuíram tão rapidamente quanto surgiram. Eu tinha recentemente parado de tomar um medicamento de prescrição para azia, e concluí que estava tendo uma reincidência de indigestão. Liguei para meu marido, que é médico, e pedi a ele que corresse até o mercado para comprar mantimentos para o jantar. Eu disse a ele que me senti mal por alguns minutos. Parar com aquele remédio estava sendo difícil, disse eu para ele. Se é assim que um ataque cardíaco parece, acrescentei, com certeza doi. Eu fiz pouco, não levantei nenhum alarme, não dei indicação do meu sofrimento.

No caminho de casa, meus sintomas voltaram com força. Agora eu tinha que me entrar na autoestrada, depois em uma outra, e dirigir pelo tráfego da hora do rush. Eu me agarrei ao volante, lutando por ar. Minha visão se estreitou. Em vez de para no acostamento, segui em frente, dominada por um desejo primitivo de chegar em casa. Minha clareza de julgamento desaparecera, um sintoma perigoso de falta de oxigênio.

Por que meus sintomas diminuíram e depois recomeçaram? Muito provavelmente, o sangue havia encontrado temporariamente seu caminho ao redor do coágulo, restaurando o fluxo através do tecido danificado, inundando meu coração com oxigênio. Mas então o coágulo se formou novamente. Isso acontece frequentemente em ataques cardíacos, aumentando a confusão que muitos pacientes sentem quando os sintomas diminuem e reaparecem.

Em casa, meu vizinho, também médico, estava checando sua caixa de correio. Você pode me ajudar?, perguntei. Estou com um problema terrível. Eu dirigi mais 15 metros até minha garagem e entreguei a ele as minhas chaves e celular através da janela do meu carro. Eu estava piorando rápido, desesperada por ar, encharcada em suor frio. Meu braço doía. A náusea era esmagadora. Meu vizinho me dizia que minha pele ficou cinza. Então ouvi sirenes. "Eles estão vindo", ele me assegurou.

Os bombeiros-médicos que chegaram primeiramente me avaliaram pela janela do meu carro. "Respire mais devagar", gritaram para mim. "Pare de hiperventilar. Você precisa responder nossas perguntas. Mas eu não consegui responder. Eu estava tentando emergir de uma confusão profunda demais para falar. Eles ignoraram meu vizinho, que estava pedindo que me tratassem como se eu estivesse tendo um ataque cardíaco. "Responda às nossas perguntas", gritaram novamente. Eu me senti desligando. Uma van médica apareceu. "Pare de respirar com tanta força", eles gritaram. Essas diretrizes inúteis continuaram por algum tempo. Os bombeiros e médicos não reconheceram que um dos principais sintomas de uma mulher que sofre um ataque cardíaco é a falta de ar extrema.

Diversas pesquisas recentes mostram que as mulheres apresentam sintomas cardíacos diferentes dos homens. De acordo com uma declaração de 2016 da American Heart Association, publicada na revista Circulation, as mulheres são menos propensas que os homens a sentir dores no peito. Mais deles exibem sintomas como o meu — falta de ar; fraqueza muscular e fadiga; sudorese profusa e fria; dor torácica atípica (ou dor no braço, mandíbula e costas) e indigestão. Quando médicos e pacientes não reconhecem esses sintomas, as consequências podem ser fatais.

= = =

Sinais de perigo para mulheres

As mulheres geralmente apresentam um ou mais sintomas de ataque cardíaco não relacionados a dor no peito. A Clínica Mayo resume isso:

● Desconforto no pescoço, mandíbula, ombro, parte superior das costas ou abdominal
● Falta de ar
● Dor em um ou ambos os braços
● Náusea ou vômito
● Suor
● Tontura ou confusão
● Fadiga incomum

= = =

A mais recente pesquisa abrangente sobre o assunto, um estudo de 2017 do American College of Cardiology, mostra que as mulheres têm o dobro de chances de morrer nos 30 dias após um ataque cardíaco. Depois de um ano, elas ainda são 50% mais propensas. Por quê? Um fator é que as mulheres são mais velhas, em média, quando têm ataques e são mais propensas a ter doenças associadas, como diabetes.

Mas uma questão fundamental, de acordo com um estudo publicado em 2017 no Journal of American Heart Association, é que as mulheres que sofrem ataques cardíacos levam uma média de 30 minutos a mais do que os homens para chegar ao hospital. Como eu, elas são mais propensas a interpretar mal ou considerar desimportantes seus sintomas. Um estudo suíço de 2018 publicado no European Heart Journal mostrou que as mulheres que sofrem ataques cardíacos esperam uma média de 37 minutos a mais para entrar em contato com as autoridades médicas.

Quando meus sintomas repentinamente diminuíram na frente dos médicos — o coágulo, que se desobstruiu temporariamente, permitiu mais oxigênio passar — eles me levaram até a van deles para conseguir o que chamaram de eletrocardiograma "superficial". Mas caminhar é uma coisa perigosa para alguém que tenha um ataque cardíaco. Em outro momento, meus sintomas irromperam novamente. O médico ficou boquiaberto ao ler o eletrocardiograma. Ele começou a me administrar oxigênio, colocou dois tubos intravenosos e infundiu-me morfina. Meu vizinho apareceu com uma aspirina infantil. Quando a van voltou correndo pela mesma estrada em que eu acabara de passar, meu coração entrou em um ritmo irregular. "Fibrilação atrial", o médico murmurou. Era a artéria coronária direita, eu disse a mim mesmo. Um ataque cardíaco, definitivamente.

A sala de emergência era um borrão — uma equipe de sete ou oito pessoas, uma radiografia de tórax, outro eletrocardiograma, mais morfina, oxigênio. Meu marido chegou em seu próprio carro. "Eu te amo", eu disse a ele enquanto me levavam. "Diga às crianças que eu as amo". Eu pensei que poderia ser a última vez que eu o veria.

Felizmente, o cardiologista conseguiu limpar o coágulo e colocar um stent na minha artéria. Eu me recuperei na unidade de cuidados cardíacos sem complicações, e três ecocardiogramas de estresse subsequentes não mostraram nenhum dano. Eu havia chegado ao hospital dentro das duas horas necessárias para salvar o músculo cardíaco, um dos principais fatores de sobrevivência e recuperação. Eu vivi.

Meus pais não tiveram tanta sorte. Meu grande fator de risco, que eu passara a vida tentando atenuar, era que eu era descendente de gerações de pessoas que haviam morrido jovens de doenças cardiovasculares: minha mãe aos 53 anos, meu pai aos 62 anos, minha avó materna aos 40 anos. Colesterol alto correu em nossa família, para o qual eu tomei Lipitor. Mas é difícil neutralizar a genética, como eu havia tentado.

A doença cardiovascular continua a ser a principal causa de morte em mulheres e homens, e as mulheres sofrem pouco mais de metade de todos os ataques cardíacos fatais. As taxas de morbidade e mortalidade por ataques estão diminuindo para ambos os sexos, mas as mulheres morrem em uma proporção maior do que os homens. E como relatado em uma circular de 2016 pelo National Institutes of Health, em mulheres com menos de 55 anos — e eu estava perto, aos 56 anos — a mortalidade feminina não diminuiu.

Durante três meses após a experiência, tive uma série de conversas com os serviços de emergência do serviço Medic One do município para estimulá-los a se comprometer com a reciclagem dos bombeiros e dos médicos que haviam lidado mal com meu tratamento. O hiato de gênero de longa data nos cuidados cardíacos, desde o primeiro contato com médicos ou socorristas até a chegada ao hospital, melhorou nos últimos anos, mas persiste. Apesar dos avanços na conscientização, as mulheres ainda chegam ao hospital mais lentamente do que os homens. O tempo é tudo em um ataque cardíaco. As mulheres devem reconhecer os sinais de perigo, mesmo em meio a dúvidas, e obter a ajuda imediata de que precisamos.

= = =

- Robin Oliveira é autora de três romances, mais recentemente "Winter Sisters", publicado em brochura no início deste mês pela Penguin Books.


{ Obrigado à amiga Elisa Dias }

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça este texto

This Blog is protected by DMCA.com

Popular Posts

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pesquisar este blog

Marcadores

Arquivo do blog

Recent Posts