A Psicologia da Desigualdade

Ouvi ontem a edição recente de um ótimo podcast que acompanho: "Hidden Brain" (Cérebro Escondido). Tem 32'29" de duração: "Why No One Feels Rich: The Psychology Of Inequality" (Porque ninguém se sente rico: a psicologia da desigualdade)

A transcrição do podcast completo EM PORTUGUÊS está em: http://bit.ly/2vEDgvD

Se quiser ouvi-lo:


Pra mim uma das melhores partes é quando ele descreve como se sente um passageiro da classe econômica num avião quando ele precisa entrar pela frente e passar pela primeira classe para chegar ao seu assento apertadinho.

= = =

Quando Keith Payne estava na quarta série, ele percebeu que era pobre. A epifania chegou a ele no refeitório.

"Tínhamos uma nova pessoa no caixa na fila do refeitório naquele dia", disse ele. "E quando chegou a minha vez, o caixa me pediu dinheiro, acho que era US$ 1,25. Essa foi a primeira vez que alguém me pediu para pagar o meu almoço porque antes disso eu sempre tive  almoço grátis."

Keith tinha estado alegremente inconsciente de que muitos de seus colegas de classe estavam pagando por suas refeições todos os dias. Mas agora, que ele descobriu que era uma criança pobre e que seu almoço era subsidiado pela escola, ele começou a se comparar com seus pares.

"Não é como se eu tivesse me tornado mais pobre no dia seguinte em comparação com antes. Nada havia mudado. Mas por causa dessa consciência subjetiva, agora tudo parecia diferente para mim."

Keith Payne é agora psicólogo social na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Ele é o autor de "The Broken Ladder: Como a desigualdade afeta a maneira como pensamos, vivemos e morremos" <https://amzn.to/2vAnvGh>. Ele diz que é da natureza humana se comparar com os outros. Mas esse instinto pode causar estresse psicológico.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça este texto

This Blog is protected by DMCA.com

Popular Posts

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pesquisar este blog

Marcadores

Arquivo do blog

Recent Posts