Está com covid-19 agora? Teve recentemente?



Se sua resposta foi positiva, então peça para seu médico avaliar lhe receitar um anticoagulante por uns tempos. Meu irmão Rodrigo teve covid, que evoluiu para Fase 2 (inflamatória) — pulmão (50%) vidro fosco — tomou Clexane 10 dias e Xarelto outros 10. Ficou bom. Mesmo!

Eu tomei três doses de vacina anti-covid AstraZeneca, sendo a última delas em 2022-01-06. Em 2022-01-31 testamos positivo para covid-19 — eu e minha família. Foi leve, durou três a cinco dias, ficamos só na Fase 1 (viral) e nos recuperamos belezinha. Não tomei anticoagulante. A turma aqui em casa ficou de boas, mas eu, em 2022-02-18 (19 dias depois da covid), tive um AVC que me deixou seis dias internado.

Os médicos me disseram o nome completo do bicho: acidente vascular encefálico isquêmico lacunar bulbo-pontino (foi no tronco encefálico) cardioembólico à direita em vigência de dupla antiagregação plaquetária — [Em 2000 tive um infarto, botei um “stent” na coronária circunflexa no ano seguinte e desde então vinha controlando as plaquetas. Em 2017, botei mais três “stents”].

Tive alta do AVC com diplopia (visão dupla), desequilíbrio e dificuldade na fala, o lado esquerdo afetado. Graças aos Amparadores do Centro de Estudos da Consciência - CEC (leia-se “Anjos da Guarda”), mais fisioterapia na Aquafish Icaraí e ortóptica no Hospital Oftalmológico Santa Beatriz (obrigado, @Cirlane Ribeiro!), e pouco mais de dois meses depois não tenho mais quase nada.
 
Não tenho como garantir que anticoagulante rapidinho no pós-covid teria me evitado o AVC, mas agora tenho que tomar Xarelto 20 mg todo santo dia, provavelmente até o fim da vida. Não reclamo de nada, agradeço por tudo, estou ótimo e aprendi muito com esta saga.
 
Mas abre o olho aí, tá? Ah, e se tiver qualquer sintoma besta que lembre de longe um AVC, corra o mais rápido possível para o hospital. Assim que comecei a enrolar a língua e me senti desequilibrado ao andar, Luciana ️ me meteu no carro com as crianças à 1h00 da madrugada e, em menos de dez minutos, lá estava eu cambaleante dando entrada no Complexo Hospitalar de Niterói via Unimed Leste Fluminense, onde fui ágil e primorosamente atendido.

* * * * * * *


* * * * * * * 

Veja a postagem original no Facebook:

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ouça este texto

This Blog is protected by DMCA.com

Popular Posts

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pesquisar este blog

Marcadores

Arquivo do blog

Recent Posts